Antes e depois do aumento da Pista do Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo
O Aeroporto Internacional da Madeira ou Cristiano Ronaldo (IATA: FNC, ICAO: LPMA), igualmente conhecido como Aeroporto Cristiano Ronaldo, Aeroporto Internacional da Madeira ou Aeroporto da Madeira e ainda popularmente chamado de Aeroporto de Santa Catarina, é um aeroporto internacional português localizado no concelho de Santa Cruz, na ilha da Madeira. É o quarto aeroporto mais movimentando de Portugaltendo processado mais de 3 milhões de passageiros em 2017 e o mais movimentando da Região Autónoma da Madeira. O tráfego aéreo do aeroporto é deveras nórdico, centro-europeu, além do trânsito doméstico e do proveniente das Ilhas Britânicas.
História
O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo foi inaugurado a 7 de julho de 1964 com uma pista de 1 600 m de extensão. O arquipélago da Madeira ganhou assim novas ligações ao continente português, já que até então as viagens se faziam de barco. A primeira aterragem de um avião na ilha da Madeira ocorreu em 1957, numa pista experimental em Santa Catarina.
Em 1972, dada a incapacidade da pequena pista em receber aviões capazes de dar vazão ao fluxo de turistas que procuravam a ilha da Madeira, começou a ser pensada uma ampliação para que fosse possível reconhecer voos intercontinentais. Um projeto do engenheiro Edgar Cardoso foi então apresentado e, no ano seguinte, foi inaugurado um novo terminal, capaz de receber 500 000 passageiros por ano.
Em 19 de Novembro de 1977, pouco antes das 22h, numa noite de chuva intensa, um boeing 727 da TAP, vindo de Bruxelas, via Lisboa, sofreu o único acidente aéreo da companhia aérea, até hoje, com 164 pessoas a bordo. Dadas as condições más de visibilidade, o piloto fez-se à pista para além da zona em que o devia ter feito e deslizou em aqua-planning até sair pela cabeceira direito à praia, partindo-se em dois. 123 mortos e 29 feridos para o hospital.
Depois deste acidente, a ampliação da pista tornou-se incontornável.
Entre 1982 e 1986 a pista foi aumentada para 1 800 m, assim como se procedeu à ampliação da plataforma de estacionamento de aviões. A extensão foi inaugurada a 1 de Fevereiro de 1986, pelo então presidente da República António Ramalho Eanes.
Entretanto, o engenheiro António Segadães Tavares adaptou os estudos de Edgar Cardoso e planejou uma nova ampliação da pista. Assim, a 15 de Setembro de 2000 teve lugar a inauguração da extensão da pista para 2 781 m. Esta é construída parcialmente em laje sobre o mar, ficando assente em 180 pilares.
Este encontra-se qualificado para receber aviões de grande dimensão como o Airbus 340 ou Boeing 747, o qual esteve presente na inauguração da pista a 15 de Setembro de 2000, assim como quase qualquer tipo de aviação civil, ou militar, sendo a principal porta de entrada de turistas na Região, assim como de correio postal, carga e outros serviços essenciais. É um aeroporto internacional que também serve voos domésticos.
Em 2014, o Aeroporto da Madeira registou 2 459 793 passageiros comerciais, um recorde absoluto para este aeroporto. Foi o maior número desde o anterior recorde que era de 2 446 924 passageiros em 2008. Este resultado ocorre no final do primeiro exercício completo após a privatização e aquisição da ANA Aeroportos pela Vinci.
No dia 29 de março de 2017, o aeroporto deixa de se chamar Aeroporto Internacional da Madeira para Aeroporto Internacional da Madeira — Cristiano Ronaldo, apesar de alguma discórdia por parte da população.
Comentários
Enviar um comentário